Plaquetas de Identificação

O desenvolvimento da indústria originou técnicas que permitem manipular os materiais metálicos com precisão. Entre muitos, podemos destacar as placas, plaquetas patrimoniais e as tags de identificação. Esse método permite que as informações, dados e brasões sejam gravados permanentemente sobre os produtos.          A fotocorrosão confecciona os itens em diversos materiais:

  • Alumínio;

  • Aço inox;

  • Latão;

  • Bronze;

  • Cobre;

Mas o que é Fotocorrosão?

Essa técnica consiste em esculpir as informações no material metálico, fazendo o uso das reações químicas resultantes das soluções corrosivas. Mas para isso, é de suma importância seguir alguns passos.

Limpeza

Para garantir a precisão, o material é submetido ao processo de limpeza, onde as impurezas como o óleo e a poeira, são removidas

Revestimento

Visando proteger as áreas em que não deve ser corroídas, é aplicado uma película protetora. Sendo formada por componentes inertes quimicamente, a mesma permanece intacta durante a exposição aos agentes agressivos.

Sensibilização

O molde da peça é imprimido sobre a superfície metálica. Sendo colocado sobre o material, um aparato conhecido como o fotolito. O mesmo possui a imagem correspondente ao formato da peça. Esse conjunto passa por um tratamento onde a exposição à luz ultravioleta grava a imagem no material metálico.

Corrosão

O material é submetido a um banho, onde as substâncias agressivas deterioram as partes expostas, modelando o produto.

Finalização

Esse processo consiste em remover o revestimento e encaminhar o produto para pintura ou acabamento.