Fotocorrosão
A evolução dos processos industriais, permitiu o aperfeiçoamento de sofisticadas técnicas de produção. Devido à eficiência, podemos dar o devido destaque aos métodos de fotocorrosão.
Mas o que é Fotocorrosão?
Conhecida também como processo de foto fabricação, corresponde em tornar uma placa metálica sensível à luz, com o objetivo de gravar ou imprimir as informações desejadas. Na placa sensibilizada, a agravação é efetuada de forma similar ao papel fotográfico. O diferencial está no tratamento que a placa metálica recebe. As etapas de fotocorrosão podem ser divididas em:
Limpeza
A princípio, é de suma importância remover as impurezas presentes na superfície da placa, como a poeira e o óleo. Essa prática assegura que a gravação ocorra com sucesso.
Revestimento
Com a efetuação da sensibilização, é empregada uma película similar a um esmalte cujo o objetivo é proteger as áreas onde a corrosão não é necessária. O esmalte é fixado com a exposição a elevadas temperaturas.
Sensibilização
Após essa limpeza, é aplicada sobre a placa a imagem que deseja gravar, com o emprego de materiais como o fotolito ou papel vegetal. Ainda nesse passo, ocorre um tratamento especial com a exposição dos materiais à luz ultravioleta. A revelação é efetuada conforme ocorre a exposição à luz em conjunto ao banho de água.
Corrosão
Na etapa seguinte, os agentes agressivos são aplicados sobre a placa metálica. Conforme ocorre a exposição, a imagem é formada e gravada sobre a placa.
Finalização
Finalizando o processo de corrosão, o esmalte é removido e a placa é encaminhada para a pintura e acabamento.