Calços em Fitas
Para assegurar o pleno funcionamento de robustos equipamentos industriais, foram desenvolvidos ferramentas e acessórios como, por exemplo os calços.
O que são calços em fitas?
Os calços consistem em acessórios com a finalidade de alinhar, corrigir e ajustar as folgas ou erros de proporção entre os componentes. Para atender às necessidades de cada projeto, os calços podem ser fabricados com diferentes materiais e formatos. Para isso, necessitam de um método de produção com alta eficiência.
Como é feita a usinagem química?
Esse procedimento consiste em usar as reações químicas para executar o corte em materiais, como o aço, alumínio, cobre e níquel. No cobre ou níquel, para executar o corte químico, são aplicadas as substâncias ácidas. Já em aços e alumínios, as soluções cáusticas são as mais empregadas.
Para que essa corrosão seja aplicada somente às áreas desejadas, é realizado um revestimento. Esse revestimento protege as áreas cobertas contra os regentes, permitindo que ocorra a corrosão nos locais expostos, concedendo assim, o formato desejado à peça.
Como é feito o revestimento?
O revestimento é formado por polímeros industriais ou resinas com alta resistência química. Com isso, o revestimento mantém-se intacto mesmo sob a exposição às substâncias corrosivas.Ao revestir a peça, é criada uma película comumente chamada de máscara. Essa máscara possui o formato adequado para proteger as áreas onde não há necessidade de deterioração.
Como a usinagem química é um método complexo que exige eficiência, uma fabricante de calços em fita necessita estar munida de uma estrutura técnica completa. Logo, o uso de recursos tecnológicos é de suma importância para a eficiência da fabricante de calços em fita.