Calços
O que é um calço?
Consiste em uma ferramenta empregada para realizar o alinhamento dos componentes internos de um equipamento industrial.
Suas principais funções são:
- Ajustar as folgas em elementos mecânicos;
- Corrigir erros de dimensão;
- Nivelar os planos inclinados;
- Compensar o desgaste de peças.
Para isso, os calços apresentam diferentes materiais e modelos, podendo ser instalados em todas os sistemas.
Com o uso de técnicas de confecção como a usinagem química, é possível elaborar o calço com precisão e qualidade.
E como funciona a usinagem química?
O processo de confecção química é feito com um tratamento onde os materiais a serem confeccionados são submersos em soluções agressivas. Dessa forma ocorre a corrosão, dando forma à peça.
Para que as reações químicas ocorram nas áreas desejadas, é empregado uma película conhecida como máscara. A máscara executa o revestimento, protegendo as partes onde não há a necessidade de corrosão. Dessa forma, os locais expostos são deteriorados sem o perigo de erros na formação da peça.
A máscara é confeccionada com o uso de materiais resistentes aos solventes e agentes corrosivos. Atualmente, as resinas e os polímeros industriais como a borracha, são os elementos mais utilizados devido à durabilidade.
Visando assegurar o sucesso do revestimento, é indispensável a realização de uma limpeza onde as partículas, poeira, gordura ou óleo são removidos. Essa atividade fornece maior adesão à película.
Na realização da produção, em materiais como o cobre e o níquel, são empregadas substâncias ácidas. Em alumínios e aços, são aplicadas as soluções cáusticas. Esse cuidado viabiliza que durante a exposição, as áreas não revestidas sejam eliminadas, concedendo o formato desejado da peça.
Por ser um processo complexo, uma fabricante de calço calibrado deve fazer o uso de uma estrutura técnica adequada. Logo, é de suma importância que a fábrica seja equipada com recursos de alta tecnologia.